Páginas

terça-feira, 9 de abril de 2013

TPM - Como vencer essa Vilã



TPM me deixa LOUCA!!!


Minhas amigas se tem uma coisa difícil nessa vida é a chata da TPM...
Acho que a maioria de nós sofre com esse problema... tem dia que a gente está alegre e de repente ficamos meio melancólicas, então passamos a chorar por nada e quando vemos estamos incrivelmente irritadas sem nenhum motivo que justifique. É um horror!!!! 

Hoje estou assim, o que é um perigo!!!
Resolvi então falar desse assunto com vocês, pois acho que conversar ajuda.


Percebi que as reações que meu corpo manifesta à proximidade da menstruação são involuntárias e quase incontroláveis. Mas agora falando com vocês sinto o Espírito Santo me acalmando e me alertando que eu posso não conseguir evitar estes sintomas horríveis mas que é necessário controlar nossas reações.
Sei que é difícil, e como sei... Mas felizmente temos um poderoso aliado nessa Batalha, o Espírito Santo.

Ele tem poder para nos fazer passar por esses dramáticos dias sem matar ninguém, ou sem sermos internadas em um hospício.


A falta de informação tem transformado a famosa TPM em um bicho de sete cabeças. É um fenômeno muito mais simples do que se imagina. Muitos mitos tem sido criados em torno desse assunto, vamos tentar desmistifica-los.



Quando se inicia a TPM

            A TPM pode- se iniciar por volta dos quinze dias antes da menstruação, ou até mesmo um ou dois dias antes. Isso irá variar de mulher para mulher. É um acontecimento fisiológico, pois se dá com a alteração nos níveis de dois hormônios o estrógeno e depois progesterona. Ou seja, não é “frescurite” , ela realmente existe, mas atinge algumas mulheres de forma mais forte e outras de forma leve. Algumas mulheres só sentem os sintomas em determinadas épocas.



O que leva a mulher a ter TPM

Um fator que pode predispor a mulher a ter TPM é o fator hereditário, outra é o fator externo se ela estiver passando por situações difíceis, como doença na família, dificuldades econômicas, neste caso o hormônio serotonina ( este hormônio é o responsável pela saciedade do apetite, do sono, do humor...) deve estar em um nível já bem baixo e como no ciclo menstrual ele baixa mais ainda os sintomas se mostram ainda mais fortes.


      Apesar de tudo isso, a TPM pode ser controlada e não deve ser usada como desculpa para comportamentos descontrolados. Até porque devemos ser controladas pelo Espírito Santo.




Sintomas da TPM

Os sintomas são variados: irritabilidade, depressão, dor nas mamas, agressividade, dor de cabeça, choro sem motivo, falta de libido, mau humor, náuseas, cólicas, dor nas pernas... e por aí vai...
A TPM nos deixa Loucas



Como combater os sintomas
  • O mais importante é o autoconhecimento. A Dra Mara Diegoli do Hospital das clínicas ensina a mulher fazer anotações durante um mês sobre suas alterações de humor e demais sintomas possíveis da TPM, isso servirá para você ter uma idéia de como é o seu ciclo e como funciona sua TPM.


  • Fazendo assim você poderá evitar alguns inconvenientes, por exemplo, não marcará para a época da TPM reuniões importantes, o seu marido poderá sair com as crianças para que você possa relaxar, e consequentemente os dois não acabarão em uma discussão sem sentido. Avise- o sobre o seu estado, isso provavelmente o deixará mais alerta e tranquilo em relação a você.

            
  •  Se você se sente muito irritada, vá fazer exercícios, ou arrume seu armário, pule em frente ao espelho ou cante bem alto. 
  • Tome um banho bem longo.


Tomar banho acalma

  •   Evite cafezinhos que deixam a pessoa ainda mais ansiosa e não se entupa de chocolate, a TPM acaba mas os quilinhos extras não vão embora com ela não.



  •  Evite também o excesso de sal, o sal retém líquidos o que piora na TPM.( Isso é bem complicado para mim)

            

Agora só para CASADAS!!!!

               Quando se trata de relação sexual a mulher tem como característica ser mais lenta para estar pronta para o ato, estando na TPM então... sugiro que o marido capriche ainda mais nas preliminares e sugiro também que você se proponha a curtir um momento tão gostoso do casal. Pode ser que você não esteja lá muito a fim... mas valerá a pena se entregar ao seu amado, você se sentirá muito mais relaxada e com a auto estima elevada após fazerem amor. 





                  Você me pergunta então: -Mas se eu não estou com vontade como vou fazer alguma coisa com ele? 
               
Seguem algumas dicas:

1. Coloque uma lingerie que te faça sentir bonita, desejável, ignore a celulite a estria e os pneuzinhos, ele nem irá reparar nestes detalhes.

2. Admire- se no espelho, se sentir bonita e cheirosa  te deixará mais confiante, e já disse: ignore as estrias, celulites e afins...

3. Lembre- se de momentos prazerosos ao lado dele.

4. feche os olhos e pense apenas nas sensações que os toques de seu esposo despertam em seu corpo.

5. Quando você perceber já estará totalmente envolvida...

6. Quando não estamos muito excitadas a lubrificação vaginal, que facilita e proporciona uma penetração sem dor, é quase zero. Para resolver esse problema é inteligente comprar um lubrificante próprio para áreas íntimas, você pode encontrá-lo em farmácias ou em lojas de lingerie. Não tenha vergonha de adquirir este produto, ele pode ajudar muito e evitar uma série de inconvenientes, como dor vaginal, como assaduras na entrada da vagina.

Fazer amor com seu marido pode te ajudar a aliviar os sintomas da TPM


            Se os sintomas da TPM são muito intensos procure um ginecologista, ele poderá passar um remédio que te auxiliará.


            Os sintomas devem passar com o fim da menstruação, se eles permanecerem é sinal que o seu problema não é TPM, pode ser que a TPM agravou um problema já existente. Esses problemas podem ser físicos, emocionais e até mesmo espirituais.


            Mais uma vez deixo o alerta: Não use a TPM como desculpa para agir feito uma louca como se seus atos não fossem ter consequências... Imediatamente ao ver que se está irritada ao extremo siga as dicas dadas anteriormente e ore, vigie... 


Cuidado com o que você vai fazer com seu casamento em nome de sua TPM


Tenha cuidado, muitos palavras erradas podem ser ditas nesse período, e sua TPM passará, mas as palavras proferidas podem criar sérios problemas, podem afetar de maneira drástica as pessoas com quem você se importa. Vigie... ore... e tende bom ânimo! Você vai conseguir!!!





Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Jo 16.33

A paz de Deus é mais poderosa que a TPM


Espero que essas informações possam ser úteis a vcs!!! Se foram sugiro que vcs compartilhem com outras pessoas, pode existir alguém sofrendo muito com a TPM!!!

Beijos e até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário