Páginas

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

REVOLTADA COM O DIA DAS CRIANÇAS!


Segunda feira será comemorado o dia das crianças!

Em muitas igrejas haverá uma programação especial, serão dados doces, terão brinquedos, brincadeiras e histórias...IUUPIII!!!!!


Eu, provavelmente, por livre e espontânea pressão, vou dar um presente para meus filhos, os levarei para passear, e será muito divertido!eles vão amar!!!


PESSOAL MAS PRECISAMOS ABRIR O OLHO!!!


A vida deles não se resume em 1 único dia! ainda restarão 364 dias em um ano. E são nesses 364 dias que eu me pergunto:

O que estamos fazendo por eles ?

Vejamos, vamos fazer uma descrição da situação que geralmente vemos em nossas igrejas e depois em nossos lares, que fique claro que felizmente existem exceções:

A vida da criança na igreja

Espaço Físico Inadequado

Durante todo o ano eles ficam jogados em bancos duros e desconfortáveis, onde seus pés não podem nem tocar o chão ( alguém já ouviu falar em ergometria, ou ergonomia? eu não sou expert no assunto, nem de longe, mas podemos falar de modo bem crú que trata- se de adequar a cadeira ao que nela se sentará).



Ou seja, você não ia achar muito confortável ficar duas horas sentado num banco com os pés sem apoio, ia dar uma dor nas costas! um inchaço nos pés! uma dor nos joelhos! a gente ia ficar super inquieto né? querendo levantar pra esticar as pernas.... Opa, é ruim pra gente? pra eles também deve ser né? Pois ficar sentado em um banco ou cadeira projetado para uma pessoa que é no mínimo duas vezes o tamanho dele, não é legal!





Linguagem Inadequada, desinteressante


Você sabe o que quer dizer "TETELESTAI"? ou "VETEROTESTAMENTÁRIO"? 


Muitos de nós sabe, ou porque pesquisou, ou porque estudou teologia, mas tenho certeza que nenhum de nós quando crianças, salvo um supergênio mirim,  sabíamos o significado destas palavras.



Posso garantir que saber essas coisas não protege seu filho, ou meu filho de puxar o cabelo da coleguinha chata da escola, nem de falar palavrão quando se sentir frustrado...

Não protege nem a gente! rsrsrs....


Aí a gente obriga nossos pequeninos a ficarem sentados imóveis, que nem uma estátua, ouvindo homens pregarem a palavra de Deus usando termos em grego ou teologia avançada, e aplicando a palavra em uma realidade que não é partilhada pelos pequeninos.

Por que será que as crianças dormem tanto no culto? 



Sério que a gente acha que eles vão se interessar por conhecer a Deus, quando nós, não nos interessamos por eles?



Nossos pequeninos conhecem a Deus através do que ensinamos sobre Deus.
O nosso amor é referencial para eles sobre quem é Deus.

Quando mostramos desinteresse pelo bem estar deles na igreja, é como se lhe ensinássemos que Deus não se importa com eles!




E acredito, infelizmente, que nossos pequeninos tem achado muito mais legal o Homem de Ferro do que o FILHO DO HOMEM (Jesus). É uma pena né?






Mas de quem é a culpa?


A culpa não é da Disney, ou da Marvel, ou da Globo, ou do Diabo, a culpa é nossa!

Deus entregou esses pequeninos em nossas mãos!
Somos nós que estamos entregando- os ao INFERNO!

E a culpa é NOSSA! MINHA! SUA!




ESTAMOS PERDENDO NOSSOS FILHOS PARA O MAL!



Eles são obrigados a ficarem as vezes duas horas ou mais, sentados, calados, imóveis, em uma reunião solene, da qual eles não são participantes.

Os pregadores, nem sequer olham para as crianças quando estão trazendo a palavra, a não ser quando elas estão "atrapalhando com o barulho".


Oras, acho lógico as crianças fazerem barulho, bagunça, levantar vinte vezes para ir ao banheiro, chorar, e finalmente dormir no culto, afinal elas pensam:

_ Aquele homem de terno não está falando comigo! Não preciso prestar atenção.





E na maioria das vezes não estão mesmo! Estão falando só para a "IGREJA"!!!

um erro clássico, achar que as crianças não precisam de Jesus, que não são IGREJA, que não precisam de comunhão com Cristo.



É comum os adultos acharem que os pequeninos, atrapalham o culto, "eles não entendem"... "só fazem barulho"...

Mas Jesus não pensa assim não heim? Pois Ele deu uma grande bronca quando seus discípulos cometeram o terrível erro de impedir as crianças de chegarem até Ele!!!



Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim as criancinhas, e não as impeçais, porque das tais é o reino de Deus. Lucas 18:16






GENTE!!! JESUS DISSE QUE O REINO DELE PERTENCE ÀS CRIANÇAS!!! PORTANTO ELAS SÃO A IGREJA!
FAZEM PARTE DO CORPO DE CRISTO!
JÁ DEVERIAM SER SERVAS ATIVAS DO SENHOR!
ELAS TAMBÉM PRECISAM SER ALIMENTADAS DA PALAVRA DE DEUS!

A BÍBLIA TAMBÉM É PARA ELAS!



Por que não conseguimos enxergar isso? Onde estamos com a cabeça? O que estamos fazendo pra mudar isso? 

Alguns adultos no auge da ignorância, afirmam que está tudo bem em nossas crianças ficarem ali, ouvindo algo que não é aplicável à elas, afinal elas são inocentes...




Inocentes? Gente, Deus é justo e sabe como julgá-las e o peso a ser usado para isso, conforme a idade, desenvolvimento e maturidade de cada criança, que difere uma da outra.

Mas uma coisa afirmo sem medo, elas servirão a quem entrar primeiro em seus corações! E dependendo de quem entrar a inocência vai pelo ralo bem cedo!
Estado Islâmico posta fotos com bebês segurando armas

Crianças cada vez mais novas são recrutadas pelo EI

Crianças podem ser muito más, pergunte para o gatinho que saiu correndo pela rua, miando desesperado porque um inocente garotinho amarrou uma bombinha no rabinho dele.



Pergunte para a menina que foi emboscada por outras três, e levou sarrafada nas costas, tudo isso sendo filmado e postado nas redes sociais...


Pergunte para Jonathan Thomas, que foi por inúmeras vezes abusado, e violentado por sua irmã de seis anos Elisabeth Thomas.


Crianças podem ser muito boas também, mas isso dependerá de quem alcançou o coração delas primeiro.




A culpa da maldade dessas crianças não vem delas mesmas, mas nossa, que estamos impedindo- as de chegar até Cristo, ou facilitando que Satanás se aproxime delas.


A salinha das Crianças


MAS AS "TIAS" NÃO PODEM PERDER O CULTO, A PALAVRA, PARA IR À SALINHA INFANTIL, ELAS VÃO FICAR FRACAS ESPIRITUALMENTE...


Ah "tias", ou "professoras", ou "mestres", ou "líderes", ou "coordenadores", ou "pastores"... não me interessa do que você se autodenomina, mas me preocupa muito como você encara O MINISTÉRIO DE ENSINAR os pequenos discípulos de Jesus.



Você pensa que ficará fraco espiritualmente se todos os domingos for para a salinha com as crianças?

Se você pensa isso, por favor, não vá mesmo! Pois o culto que você dirige a Deus com as crianças deve ser um horror!!!

Todo culto a Deus deveria ser fortificante... se não é, o problema, muito provavelmente, está em você!

Se os líderes infantis preparassem uma palavra consistente durante a semana para trazer aos pequeninos corações, com certeza não se sentiriam enfraquecidos, pois o estudo da palavra viva de Deus nos fortifica. 

O problema é que muitos líderes, levam as crianças para a "salinha" e passam duas horas brincando e gritando! 
Você deveria ensinar a palavra de Deus, não fazer palhaçada...aff....

Não preparam a aula durante a semana, não abrem nem a bíblia, não oram, não meditam, duvido então que pratiquem a palavra.
Obviamente quando entram na salinha, estão vazios do Espírito, e isso gera confusão, baderna, tempo perdido e tristeza. Aí você fica nervoso, gritando com eles, chamando- os de mal educados, né? Por favor?!?!



A palavra é a mesma a ser usada para adultos, jovens, adolescentes, crianças. O que deve mudar é apenas a aplicação e o modo de explaná-la. Ou seja, devíamos cultuar junto com os pequenos na salinha, assim como cultuaríamos com os demais adultos, só que usando palavras claras, de rápida compreensão, com aplicação para as situações do dia a dia deles.

Por exemplo, a postura de Deus diante da desobediência é a mesma para adultos e crianças, é assunto que deve ser abordado para todas faixas etárias, inclusive quando Adão e Eva desobedeceram a Deus eles eram adultos! o que difere é na maneira de falar sobre esse assunto. Para a criança a aplicação desse ensinamento seria por exemplo em não fazer birra no mercado, para o adulto em não desobedecer as regras de trânsito.


Muitos líderes, levam as crianças para as "salinhas" e ligam a televisão, deixando Aline Barros e Cristina Mel ministrarem ao coraçãozinho de nossos pequeninos, sem nem mesmo avaliar se tudo que está representado ali condiz com os ensinos sagrados.



Você já pensou se os nossos pastores, ligassem o projetor e colocassem no culto o DVD da Cassiane, ou do Diante do trono durante as duas horas de nossa reunião Solene?
E quando desse a hora de terminar, ele desligasse o DVD, e dissesse: _ Pronto irmãos, podem ir embora!

A gente ia ficar muito nervoso, chateado, e fraco espiritualmente.
Íamos sair piores do que quando entramos, não é?

Claro que é! Então por que fazemos isso com nossas crianças? A gente é doido é?

Nossas crianças tem ALMA, assim como você e eu!
nossas crianças tem dons!
nossas crianças tem habilidades espirituais!
nossas crianças são templo e morada do Espírito Santo!
nossas crianças fazem parte do corpo de Cristo!

Se nós precisamos nos alimentar espiritualmente, elas também precisam!


A VIDA DA CRIANÇA EM CASA

O mundo está extremamente competitivo! Então, como bons pais que somos, fazemos de tudo para prepararmos nossos filhos para essa corrida em busca do sucesso!

Infelizmente estamos tão preocupados em prepará-los para serem bem sucedidos neste mundo que esquecemos de prepará-los para serem bem sucedidos no Reino Celestial.

Nossos pequeninos são alimentados de saber, enfiamos a cultura goela a baixo deles, quer queiram ou não, não deixamos eles faltarem no colégio nem que esteja um frio lascado e chova granizo, não temos dó em acordá-los as 6 da manhã, afinal, é para o bem dele mesmo!


É, mas para a Escola Dominical nós temos dó de acordar os pobrezinhos... Ler a bíblia com eles então... não dá tempo, pois eles tem muita lição de matemática!



Os ajudamos a estudar, a fazer lição de casa e exigimos que tirem boas notas na escola. 

Inclusive postamos no facebook o boletim deles com muitas notas 10! Que orgulho de nossos pequenos Einstein!







Eles sabem de cor e salteado a tabuada, porque obrigamos eles a passarem horas decorando, mas se perguntarmos pra eles por que servir a Jesus, ou quais são os frutos do Espírito que devemos ter, eles não saberão responder.... e isso é preocupante...

Alguns pais trabalham dobrado para pagar escola de inglês, natação, judô, ballet e música.
Estamos preparando nossos filhos para serem poliglotas, atletas, grandes empresários. 



Mas e aí pessoal?  não vamos treiná-los para serem servos do Senhor não?
Que discipulado é esse que estamos fazendo com eles como discípulos de Cristo?

Dar presente no dia das crianças é legal! dar roupas boas é ótimo! preocupar-se com a educação é importantíssimo! mas deixar em último lugar a vida espiritual deles é a pior coisa que poderíamos fazer, inclusive essa escolha anula qualquer outro bem que achamos que fazemos para eles!

_Ahh... mas eu levo meus filhos para igreja! E eles não levantam nem pra tomar água! 


Parabéns! eu te respondo, já é alguma coisa, mas não é quase nada... desculpe! Ir à igreja não prova que é salvo, não te protege contra o mal e não transforma seu caráter. Ser Igreja sim mostra que você foi salvo por Cristo, te protege do mal, e vive o caráter de Jesus!





Mas nossos filhos serão Igreja do Senhor se os tratarmos assim
e os ensinarmos a viverem como tal.

Todo mundo sabe da importância de se ensinar algo à criança,
parece que só a gente que não entendeu isso quanto a vida espiritual.

Você quer um grande musicista? Ensine música à uma criança desde bem pequena, mesmo que ela não se torne um Mozart, vai com certeza amar a música.


Você quer um grande atleta?  É só olharmos a Rússia, a China, como eles fazem para "fabricar" grandes medalhistas, os treinam desde bem pequeninos, forçam os limites da criança, a fazem treinar horas a fio... Essas crianças tornam- se grandes campeões!


Todo mundo leva a sério o versículo bíblico que diz: Ensina a criança no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele.Provérbios 22:6

Todo mundo já entendeu que é mais fácil ensinar uma criança, que é como um copo vazio, pode ser cheio de qualquer coisa, do que ensinar um adulto, que é um copo cheio, como enche- lo se ele já está ocupado?

Vejam só, os budistas já entenderam isso, eles formam monges desde a infância

OS Umbandistas  já entenderam isso, formam seus adeptos desde a primeira infância



o Estado Islâmico já entendeu isso, eles formam pequenos terroristas




até os traficantes já entenderam isso! Eles formam pequenos marginais!




Sua filha é a princesinha da casa?
Você e seu marido vivem para satisfaze-la?
vocês batem palminhas quando ela faz biquinho?

O que sua filha será se você treiná-la durante toda a infância a ser uma tirana, birrenta, cheia de vontades, egoísta? 
Sei lá né? Tenta a sorte... talvez ela se torne uma adulta compreensiva, solidária e que ajuda as pessoas, bondosa e cheia de amor pra dar... só que não.







O que seus filhos serão quando adultos, se você treinou eles na arte de brigar, de não levar desaforo para casa, de não baixar a cabeça, de devolver o tapa no coleguinha que bateu nele primeiro?
Não sei, será uma pessoa mansa, longânima, benigna... só que não!



Gente, todo mundo já entendeu da importância do ensino na infância, só nós, a igreja de Cristo, é que não entendemos ainda!
Porque não ensinamos nossos filhos a serem discípulos de Jesus?

Ou pior, será que entendemos e estamos formando pequenos religiosinhos?
pequenos hipócritas? 

Deus nos livre disso! pois se assim for, nosso fim será cruel! Pois Jesus disse o seguinte:

Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar. Mateus 18:6

Agora ao final deste loongo texto, alguém pode estar achando que eu me acho uma super mãe, uma super crente, uma super líder espiritual!
Fiquei meio revoltada com o dia das crianças porque vi que somos hipócritas em celebrá-las um dia, e esquecermos outros 364 dias. 
Garanto que infelizmente, para minha vergonha e desonra eu não sou uma super mãe,
nem uma super crente, nem uma super líder espiritual.


Lendo a palavra de Deus  e refletindo sobre ela, vi o quanto eu preciso melhorar,
vi o quanto erro, mesmo que a intenção seja acertar.
Vi que preciso rapidamente mudar, antes que seja tarde, pois o Inimigo não dorme!

Vi que a prioridade para meus filhos é o alimento espiritual e depois o resto,
e vergonhosamente nem sempre coloco nessa ordem.

Que o Senhor nos ajude a cuidar, proteger e ensinar nossas crianças.
Que Ele nos dê força para aproximar nossos pequeninos dEle.
Que façamos não só um dia feliz das crianças, mas todos os 365 dias do ano!
Pois não há maior tesouro para um ser humano, não existe nada que traga mais felicidade na vida, seja ele velho ou criança, do que ter a amizade de Cristo e a Salvação!

Assistam esse vídeo, é muito interessante o depoimento dessas crianças! Click no link, ou no vídeo abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=CLqSgd4TWMY


5 comentários:

  1. Querida filha, não sei se terá muitos comentários em seu blog sobre este assunto, mas quero ser a primeira a dar-lhe os meus sinceros PARABÉNS, pela coragem de dizer a verdade sem rodeios, ou floreios sobre um assunto tão relevante.
    As crianças estão clamando e muitos “pais” e “líderes” estão fazendo “ouvido de mercador”, isto é, fazendo de conta que não estão ouvindo, mas, Jesus está gravando tudo.
    Costumo colocar nos finais de meus slides usados em minhas palestras a seguinte frase: “Sorria...você está sendo filmado...por Deus”; Na verdade não dá pra sorrir sempre, pois é com lágrimas que semeamos, mas, o que importa é a nossa fidelidade para com Deus, no trabalho com as crianças em todo o serviço que nos vier as mãos, pois tudo o que fazemos devemos fazer de todo o coração como para o SENHOR e não ao homem. Cl 3.23
    Deus te abençoe filha, e te dê cada dia mais amor, graça e sabedoria necessária para criar meus netinhos e formá-los como cidadãos do céu para o SENHOR.
    Te amo. Um grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aprendi muito com vc nossas crianças tem que ser mais valorizadas,elas não são o futuro da igreja como muitas vezes ouvimos dizer, são a igreja hoje.Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, de verdade. Eles também são Igreja!! Continue falando a verdade baseada na Verdade!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns querida! Obrigada por seu mais uma guerreira que levanta a bandeira do Ministério Infantil!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns querida! Obrigada por seu mais uma guerreira que levanta a bandeira do Ministério Infantil!

    ResponderExcluir