Páginas

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

HALLOWEEN



BRINCADEIRA INOCENTE?



Olá! tudo bem? 

Estou escrevendo esse post pois estamos em outubro e andando pelas ruas nessa época sentimos um clima de festa, um clima um tanto sombrio é verdade, mas ainda sim, festivo.

Estou falando do HALLOWEEN, que é comemorado no dia 31 de outubro.

No Brasil essa festa é chamada de: o dia das bruxas.


Muitos afirmam ser uma festa inocente, um momento de fantasia para aliviar a vida corrida, outros dizem ser mais uma invenção do comércio para se ganhar dinheiro. E outros questionam sua inocência e abominam sua prática.

Você me pergunta então:

-De onde saiu essa festa, será que é uma invenção de hollywood?
Não, não é uma invenção de hollywood, é uma tradição muito antiga, vejam só:


ORIGEM DO HALLOWEEN

É de tradição celta, iniciou- se há mais de 3000 anos, mas possuía um outro nome: SAMHAIM.
No século 9, a festa foi influenciada pela expansão do cristianismo na Grã-Bretanha. Na tentativa de acabar com os festejos pagãos, o papa Gregório III consagrou o dia 1º de novembro para a celebração de Todos os Santos. Surgiu daí a própria palavra halloween, originada de all hallows eve, que em português quer dizer "véspera do dia de Todos os Santos".


A celebração marcava três fatos: o fim da colheita, o Ano-Novo celta e também o início do inverno,  que era considerada "a estação da escuridão e do frio", um período associado aos mortos.




Já nessa época existiam homens que se interessavam pelos poderes sobrenaturais e que tentavam dominar esses poderes, eles eram os Druidas (magos celtas).

Eles acreditavam que nessa noite a janela que separava o mundo dos vivos do mundo dos mortos desaparecia, e as almas dos mortos regressavam, juntamente com demônios e bruxas.



Para manter esses espíritos contentes, os celtas,  realizavam rituais com sacrifícios humanos,e ascendiam grandes fogueiras para afastar as almas penadas.


AS FANTASIAS
Nessa noite tenebrosa os celtas fantasiavam-se com peles e cabeças de animais, eles faziam assim por acreditarem que os maus espíritos poderiam possuí-los, e para que isso não acontecesse, se fantasiavam e agiam com baderna, da forma que acreditavam que os espíritos zangados fariam, para assim enganá-los até que se fossem.
O costume de fantasiar- se mantem-se muito vivo nos dias de hoje, você já deve ter visto crianças fantasiadas indo para suas escolas festejar o dia das bruxas, ou lido artigos sobre festas milionárias dadas por celebridades caprichosamente vestidas como monstros.
Devo admitir que as fantasias melhoraram muito desde o início do Halloween... muitas já nem dão mais medo, chegando a ser fofinhas...




DOCES OU TRAVESSURAS?
A crença nos espíritos também despertou outros costumes típicos da festa, como o uso de leite e comida (hoje substituídos por doces) para acalmar os visitantes do além.


Era uma barganha, paz em troca de comida, ou seja, os celtas colocavam leite e comida na porta de suas casas para que os espíritos se acalmassem com a oferenda e não fizessem "travessuras".
Vocês já devem ter visto em filmes hollywoodianos essa cena várias vezes, criancinhas fantasiadas pedindo doces nas portas das casas, fazendo uma ameaça "engraçadinha" : _ doce ou travessuras?
traduzindo: ou você me dá um monte de doces, ou então eu quebro a sua casa toda!
Felizmente, outras tradições, porém, já não são mais praticadas na atualidade, como o hábito de acender fogueiras para espantar os espíritos, e o sacrifício de crianças. Ainda bem não é?


A POPULARIDADE DA FESTA
 A celebração aos mortos sempre foi comum às culturas em todo o mundo, sendo que cada país comemora em um dia específico, com nomes específicos e ritos específicos.
As festas de HALLOWEEN, com seus costumes próprios, eram comuns na América do Norte, na Irlanda e na Inglaterra, hoje o mundo todo têm sido seduzido por ela, incorporando essa festa em seu calendário.
halloween na ásia
halloween na áfrica
halloween na europa






A DECORAÇÃO SUGESTIVA

Todas as coisas presentes na festa são carregadas de significados, não estão ali por acaso, como por exemplo a abóbora esculpida.
Esse artigo de decoração é inspirado na história de um homem que ao morrer recebeu do diabo uma brasa, que foi colocada dentro de um nabo esculpido, para que pudesse enxergar o caminho na escuridão, já que agora ele era uma alma perdida, que vagava sem rumo.
O nome deste homem era Jack, o Jack da lanterna



Quando os irlandeses, povo de origem celta, imigraram para os Estados Unidos, tiveram grande dificuldade em achar nabos para esculpirem seus Jacks da Lanterna, então, substituíram os nabos por abóboras, facilmente encontradas em solo norte americano.





Então eu te pergunto:
AGORA QUE VOCÊ CONHECEU UM POUQUINHO MAIS SOBRE O DIA DAS BRUXAS, VOCÊ CONTINUA ACHANDO UMA FESTINHA INOCENTE?
SERÁ QUE OS VALORES ENALTECIDOS NAS FESTAS DE HALLOWEEN NÃO SÃO CONTRÁRIOS Á PALAVRA DE DEUS?
Vejamos alguns valores do DIA DAS BRUXAS abaixo:
  • ocultismo ( uso de símbolos e rituais de magia)
  • celebração do mal e dos mortos
  • celebração às bruxas
  • espiritismo ( crença na manifestação de espíritos)



O que a Bíblia diz sobre esses valores:
  • celebração do mal e dos mortos : “Todos os que me aborrecem amam a morte.” (Provérbios 8:36)
  • celebração às bruxas : “Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria...” (Deuteronômio 18:10)
  • ocultismo e espiritismo : “Não permitam que se ache alguém entre vocês que faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas” (Deuteronômio 18:11-12)

       “E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.” (Efésios 5:11-12)


Ou seja, vimos que os valores da festa de HALLOWEEN são totalmente de acordo com as obras das trevas, e a palavra de Deus nos diz que não devemos participar destas obras, mas condená-las.


Creio estar muito claro então que, participar de tal comemoração nos afasta da boa vontade de nosso Deus, mas falando sinceramente, sei que praticar a boa vontade de Deus é bastante difícil, principalmente quando vemos nossos filhinhos fazendo biquinho por que irão perder uma festa super divertida, ou quando vemos nossos amigos planejando se divertir muito na festa que a escola dará em celebração ao dia das bruxas...

Mas te garanto, com um pouquinho de esforço você aguenta...rsrsrs...






COMEMORAÇÃO ÀS BRUXAS O ANO INTEIRO!

Realmente é inegável que bruxas, vampiros, lobisomens, e até zumbis, viraram paixão nacional, de crianças à adultos.



fã clube de Vampire Diares e Supernatural


 
fã adulta de crepúsculo

fã jovem de crepúsculo

Já os aceitamos tanto, que passamos a apreciá-los, e por que não dizer, amá-los, a ponto de termos o maior prazer em celebrá-los em uma grandiosa festa, o Halloween.
Falamos e falamos sem parar sobre um dia específico, mas o interessante é que sem percebermos estamos comemorando as bruxas e celebrando monstros, vampiros e afins, o ano todinho...
Estamos sendo, sutilmente,  condicionados a aceitar, a ter como inofensivo, valores que a Bíblia condena.

"Aquilo que uma geração tolera, a próxima adota como estilo de vida normal". (autor da frase desconhecido, pelo menos por mim)


Estamos sendo seduzidos por esse mundo sobrenatural e diabólico da forma como a palavra de Deus já anunciava em Apocalipse 18.23:

"TODAS AS NAÇÕES FORAM SEDUZIDAS PELA TUA FEITIÇARIA"

Vejam que não diz que as nações foram obrigadas, mas sim seduzidas.  Não pode- se negar o quanto se mostra atraente o mundo do sobrenatural.

Repare que nos últimos tempos, bruxas, feiticeiros, duendes, fadas, caveiras, vampiros, lobisomens, zumbis, têm estado presentes em nosso cotidiano, através de filmes, desenhos, novelas, livros, roupas, acessórios, sapatos, brinquedos, brincadeiras, jogos, aplicativos, e até mesmo em costumes. Vejam os exemplos abaixo:

FILMES E DESENHOS:



Smurfs- o filme


Aprendiz de Feiticeiro
filme adolescente 16 luas
CAVERNA DO DRAGÃO

HOTEL TRANSYLVANIA


SCOOBYDOO



PARANORMAN

witches - desenho infantil



TREE FU TOM


MONSTER HIGH



MODA:
jóias com símbolos de bruxaria
( inspirada no Harry Potter)


roupa com estampa
de caveira


a febre das caveiras em jóias





decoração do quarto das monster high













BRINQUEDOS:

BONECA BARBIE FADA


bonecas monster high

KIT HARRY POTTER

















SERIADOS:
  
 DIÁRIO DE VAMPIRO

SOBRENATURAL
  
O CÍRCULO DE FOGO


De repente, estamos tão afetados por valores de bruxaria, ocultismo, espiritismo, que começamos a fazer o que o profeta Isaías falou em seu livro no capítulo 5.20


“Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” 

Traduzindo, repetimos incansavelmente: _ Imagina, isso não tem problema, isso não faz mal...

é fantasia, é inofensivo, elas são boazinhas lutam pelo bem...

Será que estamos conseguindo enxergar e diferenciar o bom do ruim ou estamos invertendo os valores?



WICCA, uma religião sedutora


cena do filme Oz- mágico e poderoso



Existe uma religião chamada Wicca, que vem ganhando nos últimos anos um número gigantesco de adeptos.
Em uma pesquisa não oficial, estimou- se que 300.000 pessoas no Brasil já simpatizam ou praticam a Wicca.

Wicca, a grosso modo, é a bruxaria branca, onde acredita-se em poderes sobrenaturais, na força dos 4 elementos, em ser livre para se fazer o que desejar, contanto que não fira a ninguém.
Eles adoram a dois seres: um deus cornífero e uma deusa, a grande mãe.




A crença Wicca pode ser vista em vários filmes recentes, mas darei o exemplo somente de dois:



filme infantil Malévola
Malévola, conhecida antes como uma bruxa má e invejosa, mostra- nos em sua nova versão, uma bruxa humanizada, que vivia em harmonia com os seres encantados da floresta.
Um dia apaixona- se por um humano, que a trai em troca de se tornar rei, cortando suas asas...
Ela se torna amarga e sofrida, pois fora enganada e traída pelas ambições humanas.
Levada pelas circunstâncias amaldiçoa a filha de seu traidor, rogando-lhe a praga de ferir- se com uma agulha ao completar 16 anos, o que a levaria a um sono eterno ... mas logo, Malévola, se arrepende da maldição que rogou e passa não só a proteger a criança como a amá-la.
Inclusive, o que salva a bela adormecida do sono eterno não é o beijo do príncipe, mas sim o beijo de amor que Malévola dá no rosto da menina adormecida.
Em resumo, a Malévola é a vítima do filme, a mocinha e não a vilã.






Oz - mágico e poderoso


Outro filme que é permeado por conceitos Wicca é Oz, mágico e poderoso.
Existem três bruxas no filme, a boa, a boa que ficou má, e a má.
Todas três, lindas e sedutoras...
Magias, encantamentos, poções, transbordam no filme... A bruxa boa é a heroína do longa metragem, que salva todos os seres bons da bruxa má que os oprimia. 




Não é bom que aceitemos tudo que o mundo nos oferece, sem ao menos, pararmos para analisar... Devemos nos esforçar para aprender a escolher o que é bom, e o que realmente nos faz bem, e o mais importante, o que agrada ao Senhor Jesus.

Paulo fala aos efésios:

“Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor; vivam como filhos da luz e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor” (Efesios 5:8, 10)


O conceito de bruxas boas, de magia branca, tem seduzido milhares de adultos e milhões de crianças e adolescentes pelo mundo todo.
Esse fenômeno tem ultrapassado os limites da fantasia e se consolidado em nossa realidade.


“Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria...” (Deuteronômio 18:10)


“Não permitam que se ache alguém entre vocês que faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas” 

(Deuteronômio 18:11-12)
CHICO XAVIER- ÍCONE DO ESPIRITISMO QUE AFIRMAVA
FALAR COM OS MORTOS, MESMO DEPOIS DE MORTO
TEM MILHARES DE SEGUIDORES



Porque dizer NÃO!

A revista Super Interessante em outubro de 2005 colocou uma matéria sobre conspirações mostrando ali a aversão que alguns pastores teriam à Saga Harry Potter por sua influência maligna e pelo incentivo que provocava em seus admiradores,chegando a afirmarem até que a saga fizesse parte de uma conspiração para a formação de uma nova ordem mundial. Muitos internautas deixaram seus comentários sobre a matéria, relatando sua indignação contra tais pastores.
filme Harry Potter
A indignação dos fãs já era esperada, o que me impressionou foram comentários de pessoas evangélicas que também acharam um absurdo a postura dos pastores em relação à saga, e que ainda se afirmaram Potterhead (fã de Harry Potter), eu transcrevi um das centenas de comentários, mas omiti o nome da pessoa, uma vez que não lhe pedi autorização para tal, logo abaixo segue-se suas palavras:






Sou envangélica e sou Potterhead. ''Tudo me é licito, mas nem tudo me convém. Tudo me é licito, mas não me deixarei dominar por nenhuma" Amo Deus acima de tudo. Amo Harry Potter, mas não me domina. E é uma saga perfeita. Nada de Demônio.







Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 1 Timóteo 4:1-2




Eu sei que esses filmes, novelas, desenhos, brinquedos, permeados de magia "branca", carregados de conceitos espíritas, baseados em crenças pagãs exercem influência sim na vida das crianças, adolescentes e adultos, mas mesmo que ninguém vire bruxo, que ninguém pratique rituais de magia, que ninguém fique endemoniado, que você ou eu afirme não sentir nenhum tipo de influência e muito menos domínio em nossas vidas, existe um fato que é incontestável e não pode ser ignorado, Deus não aprova tais valores e por isso não permite que um filho seu aprove também, aprecie, simpatize ou participe.



Você quer saber a verdade? obedecer a palavra de Deus é difícil, e nem sempre é prazeroso. Requer resignação, força de vontade, convicção, e escolha.



A bíblia é muito clara, a prática da bruxaria, do espiritismo, de adivinhações, são abominações para Deus, e só o fato de apreciá-las, mesmo que não se pratique, já são motivo para o aborrecimento do Senhor:

Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazemRomanos 1:32



só uma observação: isso inclui afirmar ter um signo e, ou ler horóscopo, ok?

Paulo classifica as “feitiçarias” como “obras da carne”, portanto se nos autodenominamos servos de Deus, filhos da Luz, ou evangélicos, deveríamos nos esforçar em OBEDECER a vontade de nosso Deus e repudiar as obras da carne.

Ou seja, se você é servo do Senhor Jesus, para ser autêntico, abandone as desculpas, argumentos e teorias, pois a vontade Divina é irrefutável e incontestável, quer concordemos ou não, e esforce-se para obedecer a sua palavra.



Para finalizar deixo 1 Timóteo 4.1-2 e Gálatas nos versículos a seguir para sua meditação.


Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?
Esta persuasão não vem daquele que vos chamou.
Um pouco de fermento leveda toda a massa. Gálatas 5:7-9
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade.
Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Gálatas 5:13


Porque as obras da carne são manifestas, as quais são:
adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Gálatas 5:19-21

Eu quero herdar o Reino dos céus, se você quer também precisamos aprender com Daniel, Sadraque, Mesaque e Abedenego, a recusar tudo que nos afasta de Deus, vamos recusar os manjares do rei deste mundo, não permitamos que as trevas nos seduzam, vamos ser obedientes a Deus, custe o que custar, mesmo que doa, mesmo que seja difícil, mesmo que isso signifique andar na contramão do mundo!




Diga não ao Halloween, ok?